Categories

Most Viewed

O sol é o limite para tecnologia de filmes fotovoltaicos

Desenvolvida com a participação de especialistas de 18 nacionalidades, mas com gestão e capital 100% brasileira, a Sunew tem ganho espaço globalmente no segmento de energia solar com projetos focados na baixa emissão de carbono. Seus Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV, na sigla em inglês), que se assemelham a um filme fotográfico, são considerados os mais sustentáveis do mercado e, hoje, já estão em sedes de grandes empresas, residências, veículos e mobiliários urbanos pelo mundo, por serem leves, finos e flexíveis, características que facilitam a sua integração a diferentes estruturas.

A idealização da empresa teve início ainda em 2006 com a criação da CSEM Brasil, joint venture entre o fundo brasileiro FIR Capital com a suíça CSEM. Depois de anos de pesquisas até chegar à máquina ideal para a fabricação dos rolos de OPV, nasceria em 2015 a Sunew, sediada em Belo Horizonte e considerada a maior e mais moderna estrutura de produção de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos do mundo.

Mais sustentáveis e versáteis que as tradicionais placas de energia solar, o produto logo ganhou espaço no mercado e já em 2016 estampou a fachada da nova sede da fabricante brasileira de software Totvs, em São Paulo. O projeto utilizou 200 estações para geração de energia e é considerado, até hoje, a maior instalação de OPV em todo o globo.

Desde então, a Sunew já tem como clientes empresas do porte de Itaú, Natura, MRV e Banco Inter, no Brasil, além da gigante varejista sueca IKEA. E segundo o CEO da companhia, Tiago Alves, outros projetos já foram realizados no Reino Unido e Itália, e há negociações para levar o produto para Emirados Árabes, Indonésia, Cingapura e Hong Kong. “Hoje, lideramos os projetos nesta área, pois nossa tecnologia é a mais verde quando o assunto é energia”, diz o executivo.

Certificada pelo Sistema B (reconhecimento para empresas que combina lucro com benefícios socioambientais) e escolhida entre as três companhias mais inovadoras do mundo entre mais de 500 participantes no Prêmio Start Up Energy Transition, na Alemanha, no ano passado, a Sunew abriu recentemente uma operação no Vale do Silício, nos EUA, onde mantém conversas com gigantes, como Google e Tesla, além da prefeitura local para novos projetos no mercado americano. O sucesso na área faz a empresa vislumbrar metas ambiciosas: atingir R$ 1 bilhão em projetos até 2022.

Energize

Quem: Sunew

Onde: Belo Horizonte (MG)

O que: Energia solar por meio de Filmes

Fotovoltaicos Orgânicos (OPV)

Quanto: R$ 1 bilhão em projetos até 2022

Para quem: Totvs, Itaú, Natura, MRV, Banco Inter, Votorantim, Caoa, FCA (Fiat), Globo, IKEA (Suécia)

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Header Ad