Assista na ExperienceTV: Entrevista com o criador da Housi, Alexandre Lafer Frankel.
“Morar vai ser tão fácil quanto pedir um Uber”. Estas são as palavras usadas por Alexandre Lafer Frankel, CEO da Housi, uma plataforma on-line de moradia, que nasceu dentro incorporadora fundada por ele, a Vitacon, e que desde janeiro é uma empresa à parte. A proposta é fazer a gestão completa dos imóveis on demand, cuidando da administração do aluguel e condomínio, seguro-fiança, mobília, limpeza e lavanderia, entre outros detalhes, como alimentação.
A ideia surgiu da necessidade de cuidar dos interesses dos investidores, clientes da Vitacon, que tinham desde um imóvel até cem unidades. No entanto, este perfil já mudou: hoje, menos de 20% de imóveis administrados pela Housi são da incorporadora.
Atualmente, são 1,5 mil unidades em operação e a perspectiva é de que mais 5 mil imóveis sejam incorporados ao portfólio da Housi (prédios em reforma ou fase final de construção), com valor de mercado estimado em R$ 3 bilhões de reais.
A projeção de crescimento é de 20 a 30% ao mês de unidades gerenciadas para 2020. Eles acabam de receber um aporte de R$ 50 milhões da gestora de venture capital Redpoint eventures.
Parte deste investimento será destinado a melhorias da tecnologia e ciência de dados, e outra parte será aplicada na expansão nacional das operações. Além de São Paulo, as próximas cidades a receber os serviços da Housi serão Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Campinas, Salvador e Belo Horizonte. Alexandre explica que parte da estratégia da expansão está na associação com incorporadoras locais, como a Infinita Imóveis de Porto Alegre.
Comunidade
Segundo Alexandre, mais do que cuidar da administração dos imóveis e garantir uma boa rentabilidade aos investidores (donos dos imóveis) – hoje, a empresa entrega 50% a mais em relação ao modelo tradicional de aluguel – a vocação da empresa é criar e fomentar comunidades.
“As pessoas estão comprando menos. Elas preferem escolher onde e por quanto tempo morar, de acordo com as suas necessidades em determinado momento da vida”. É por isso que a Housi trabalha com o conceito de membership. São mais de 25 mil membros que formam uma comunidade que frequenta eventos sociais, gastronômicos e participa de atividades esportivas.
Leia Também: Vitacon lança plataforma digital para locação “on demand”
Texto: Luana Dalmolin
Imagem: Ariana Lima e Gabriel Bertoncel | Experience Club e Divulgação