Categories

Most Viewed

Onze lideranças femininas em negócios inovadores para seguir e se inspirar

mulheres inspiradoras capa

Equidade de gênero em cargos de liderança ganha espaço no mundo corporativo, mas o avanço ainda é lento em setores como o de tecnologia, no qual a participação das mulheres é de apenas 12%

Equidade de gênero em cargos de liderança é um tema que vem ganhando espaço no mundo corporativo. Com o aumento do debate em torno da questão e ações concretas voltadas ao aumento da diversidade nas empresas, o percentual de mulheres na alta liderança dobrou em pouco menos de um década. O salto foi de 10%, em 2012, para 20%, em 2020, segundo o Índice de Diversidade de Gênero (IDG), pesquisa elaborada pela Kantar em 18 países.

Em alguns segmentos, porém, o avanço tem sido bem mais lento. É o caso da área de tecnologia, por exemplo. A pesquisa CIO 2019, realizada pela KPMG, em conjunto com a Harvey Nash, mostrou que de cada cinco profissionais da área de TI, somente um é mulher. O estudo também ressalta que apenas 12% dos postos de chefia do setor são ocupados por mulheres. Ou seja, há ainda um longo caminho a ser percorrido.

Pensando nisso, a EXP elaborou uma lista de mulheres CEOs em posição de destaque dentro de grandes organizações, ou fundadoras de negócios inovadores, para você seguir e se inspirar:

1. Paula Bellizia

Presidente de pagamentos globais do Ebanx

Em fevereiro deste ano, a angolana Paula Bellizia anunciou sua nova empreitada profissional como presidente de pagamento globais do Ebanx, onde comandará as equipes de vendas, marketing, operações e expansão da fintech nas Américas, Europa e Ásia. Vinda de Angola aos três anos, Paula e a família chegaram ao Brasil fugindo da guerra civil na década de 1970. Formada em Computação e Ciência da Informação pela Fatec, Paula enxergou no mercado uma grande oportunidade de se destacar. Com quase três décadas de experiência em tecnologia, sua última empresa foi a Microsoft. Durante dez anos ela atuou na big tech e depois saiu da empresa para ocupar cargos no Facebook, Apple, retornando à sua Microsoft em 2015 no cargo de CEO da unidade brasileira. 

Confira os principais insights de Paula Bellizia na edição do Experience Lab: a nova ordem exponencial, evento realizado pelo Experience Club, e também sua palestra na íntegra. 

2. Cristina Palmaka

Presidente SAP para América Latina e Caribe

Em 2020, a SAP nomeou Cristina Palmaka como a nova presidente da SAP para América Latina e Caribe. A executiva comandava a SAP Brasil desde 2013, depois de ter ocupado vários importantes cargos executivos em grandes empresas de tecnologia no mercado brasileiro, como HP, Philips e Microsoft. Com mais de trinta anos de atuação na área de tecnologia, ela é formada em ciências contábeis pela Fundação Armando Álvares Penteado com pós-graduação e MBA pela Fundação Getúlio Vargas e extensão pela Universidade do Texas. Reconhecida por atuar com times de alta performance, Cris se dedica a corridas de longa distância, com provas como a São Silvestre no currículo. 

Confira os principais insights de Cristina Palmaka em sua participação da Live Os Cenários de 2021 realizada pelo Experience Club

3. Ana Bogus

Vice-presidente da Havaianas Brasil

Há pouco mais de cinco meses, Ana Bogus assumiu a liderança da Havaianas Brasil, ocupando o cargo de Vice-presidente. Mas foi há dois anos que ela tomou uma decisão responsável por uma virada radical em sua vida profissional. Como ela mesma diz, saiu de sua “zona de conforto” para mergulhar no mundo da Tecnologia e Serviços, quando se tornou Global Head of Business da Rappi. Ana vinha de uma trajetória longa como executiva na KimberlyClark, onde conquistou espaços inéditos para uma mulher até então. Na empresa que entrou em 2008, ela se tornou a primeira mulher presidente de uma operação da companhia na América Latina, no Chile – até ser chamada de volta ao país para assumir como general manager, última posição que ocupou por ali. Em 2019, Ana figurou na seleta lista da Forbes das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil. 

Confira entrevista com Ana Bogus realizada durante a Confraria de Economia, evento realizado pelo Experience Club, e também os principais insights de sua participação no encontro Indústrias em Transformação, da série CEO Circle, também promovida pelo Experience Club

4. Cristina Junqueira

Cofundadora e CEO do Nubank 

A cofundadora do Nubank, fintech que em 2018 se tornou um unicórnio, e hoje ocupa o posto de banco mais valioso da América Latina, avaliado em US$ 41,5 bilhões após o IPO em 2021, tem em sua trajetória profissional passagem por grandes empresas financeiras como o Itaú Unibanco. Ela se tornou a única brasileira a estar presente na lista Fortune 40 under 40 em 2020. Cristina, que é formada em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem MBA em finanças e Marketing pela Kellong School of Management, umas das prestigiosas escolas de administração dos Estados Unidos. A empreendedora é a única sócia mulher (brasileira) da startup e também foi a primeira brasileira a posar grávida para a capa de uma revista de negócios.

5. Priscila Siqueira

CEO da Gympass no Brasil

Desde a adolescência, Priscila se interessou por tecnologia e começou a programar aos 16 anos, fez colégio técnico e, desde então, passou a atuar na área. Depois de quase 12 anos como executiva da Oracle, Priscila assumiu o desafio de ser a CEO no Brasil da Gympass e liderar um time de milhares de pessoas no país. A empresa é líder em saúde, qualidade de vida e bem-estar no Brasil e está presente em 11 países, na Europa Ibérica, nos Estados Unidos e, na América Latina, no México, Argentina e Chile. Uma de suas missões é consolidar o produto nesses países, principalmente os Estados Unidos.

Confira a participação de Priscila Siqueira no encontro Economia Digital da série CEO Circle, promovida pelo Experience Club

6. Maitê Lourenço

Fundadora e CEO da BlackRocks 

Psicóloga por formação e atuando em gestão de pessoas, Maitê resolveu abrir uma empresa em 2010 para ajudar pessoas a melhorar suas chances de contratação. Quatro anos depois, ela entendeu que precisava usar inteligência artificial para automatizar o processo e ganhar escala. Foi aí que começou a frequentar o universo de startups. Neste cenário, ela fundou em 2016  a BlackRocks, aceleradora focada em negócios inovadores em tech liderados por pessoas negras. Em seis anos de atuação, sua empresa acelerou mais de 30 startups e traçou o primeiro Mapa das Startups Negras do país, lançado em 2021. A BlackRocks já foi reconhecida com o Startup Awards em impacto social e firmou parcerias importantes com grandes players, como o BTG Pactual. Em 2019, Maitê foi considerada uma das dez mulheres que estão transformando o empreendedorismo e a tecnologia no Brasil.

Confira matéria exclusiva com Maitê Lourenço e os principais insights de sua participação no Experience Lab: a nova ordem exponencial, evento realizado pelo Experience Club

7. Márcia Rocha

Idealizadora da Transempregos 

Primeira advogada transexual a ter o direito de usar o nome social na carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcia Rocha idealizou em 2013 a TransEmpregos, que é hoje o maior banco de dados de currículos e vagas deste segmento no Brasil. No primeiro ano, a plataforma sem fins lucrativos viabilizou a contratação de uma única pessoa trans, já em 2020, foram mais de 700 contratações realizadas e empresas como Carrefour e IBM usando seus serviços. Márcia é também uma das fundadoras da  Associação Brasileira de Transgêneros — ABRAT, é integrante da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health. Sua vida foi contada em dois livros: Mulher Alfa e Vidas Trans

Confira entrevista exclusiva realizada com Márcia Rocha.

 

8. Sylvia Leão

Conselheira de administração da Vivara, Totvs e Grupo Baumgart

Formada em Comunicação e com MBA em Administração pela UFRJ, Sylvia teve uma extensa carreira na área de RH e marketing, com cargos de liderança em grandes grupos de varejo (Walmart, Carrefour, BRF, GPA), setor em que atuou por 25 anos. Hoje ela se dedica a pesquisar sobre as novas relações de trabalho e a refletir e apoiar a implementação de novos modelos de liderança que passam por comunicação engajadora, mais assertividade e competências mais versáteis. Atualmente, é membro do conselho de administração de empresas como Baumgart, Mendelics, Raia Drogasil e Totvs.

Confira os principais insights de Sylvia Leão em sua participação na Live “Qual a sua aposta de futuro”, realizada pelo Experience Club, e no Experience Lab Nordeste: o papel da alta liderança no futuro do trabalho.  

9. Flávia Brito

CEO da Bidweb

Ela foi eleita em 2020 uma das 50 mulheres referência em cibersegurança na América Latina pela WOMCY (LATAM Woman in Cybersecurity) e pela WISECRA (Women in Security & Resilience Alliance), organizações que promovem a presença de mulheres no segmento de segurança da informação. Fundou há 18 anos e é CEO da Bidweb, empresa de segurança de informação embarcada no Porto Digital, em Recife, e é uma das autoras do livro Mulheres Incríveis e suas Histórias de Superação. Com duas graduações, em ciências da computação e direito, e especializações em Harvard e no MIT, Flávia Brito viu sua empresa dobrar de tamanho nos últimos anos.
Confira entrevista exclusiva com Flávia Brito sobre cibersegurança, blockchain, LGPD e AI.

10. Adriana Barbosa

Fundadora da Feira Preta

Há mais de 20 anos, Adriana criou a Feira Preta, que reúne negócios de mais de 150 empreendedores de todo o país. Anualmente o evento movimenta cerca de quatro milhões de reais. Em 2021, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina ganhou uma plataforma de vendas online. Adriana foi reconhecida, em 2017, junto aos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, como uma das 50 pessoas negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, segundo o Mipad, premiação mundial reconhecida pela ONU. Em 2019, venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de S. Paulo, com a aceleradora Pretahub, um hub de criatividade, inventividade e tendências ligadas ao empreendedorismo negro no Brasil. 

Confira os principais insights da participação de Adriana Barbosa no evento Experience Lab: o Futuro da Sociedade Digital, realizado pelo Experience Club

11. Marta Pinheiro

Diretora ESG da XP Inc.

Formada em Administração Pública na FGV-SP, Marta tem um papel estratégico na XP Inc. como diretora da área de ESG. É hoje uma voz ativa dentro da XP e com as ações sob sua gestão tem a missão de romper estigmas não só na empresa, como no mercado financeiro, um setor majoritariamente ocupado por homens. Hoje, 26% da força de trabalho da XP é formada por mulheres e entre as líderes, elas ocupam 15% das vagas. A meta firmada por ela como líder é aumentar essa participação para 50% até 2025. Entre as ações sob sua gestão está o movimento MLHR3, um coletivo dedicado a acelerar a presença feminina no mercado financeiro.

Fotos: divulgação e Ridofranz / iStock

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Header Ad