Categories

Most Viewed

O papo de cozinha e a gastronomia como experiência

Ricardo Natale

Pense na sua casa, nos diferentes ambientes, nas casas onde você viveu na infância, no início da vida adulta. Onde estão as memórias dos encontros familiares, das reuniões com os amigos?

Para muitos – e é certamente o meu caso, especialmente vindo de uma família italiana – esse lugar de encontro, de conforto e de intimidade é a cozinha.

Pois estamos precisando de mais papos de cozinha dentro das empresas. Depois de mais de dois anos de reuniões por Zoom, onde o comportamento das pessoas tende a ser mais formal, os feedbacks mais engessados, nada como um encontro na cozinha pra trazer de volta aquela sensação de intimidade, de confiança. De falar abertamente, discutir os problemas até chegar a uma solução. E depois celebrar o resultado, seja com um cafezinho ou uma taça de vinho.

É claro que as reuniões remotas são excelentes. Afinal, fazem o dia render e não é preciso se deslocar para resolver vários assuntos, com grupos diferentes, ao longo do dia.

Mas e aquele papo do cafezinho? Aquele momento de trocar ideias de modo mais informal, perceber se o colega ou colaborador tem algum problema que, se não for resolvido logo, pode se tornar um fator de desmotivação ou até de perda de produtividade.

Essa humanização não é apenas desejável. Ela é necessária para manter os relacionamentos, a interação entre as equipes e a inspiração que sustenta a inovação.

Não à toa, muitos escritórios reformaram seus ambientes durante a pandemia para incorporar copas ou mesmo cozinhas completas.

E esse aconchego do papo de cozinha tem muito a ver com o nosso próximo evento, o Gourmet Experience, que acontece no dia 31 deste mês, no Hotel Unique. Desde o início do Experience Club já fizemos mais de 40 edições, onde casais se encontram para participar de verdade de um jantar. Afinal, depois de receber as instruções do chef todos vão para suas bancadas preparar o prato principal. Neste caso, o chef é ninguém menos do que Alberto Landgraf, chef do Oteque, no Rio, duas estrelas Michelin no currículo e prestes a abrir um restaurante em Londres. Um dos melhores chefs do mundo.

É um momento para encontrar os amigos do mercado, mas sem a pressão de um encontro de negócios. É a nossa experiência mais marcante, mais interativa. E que nenhum outro realizador de eventos ousou imitar.

Enfim, é um papo de cozinha. Só que numa cozinha extremamente sofisticada, com excelente vinhos. E com a grande satisfação de ter preparado, com as próprias mãos, um jantar de chef.

E você, tem sentido falta dos papos de cozinha? Tem conseguido organizar a rotina do escritório para criar situações deste tipo? Lembre-se que o digital é importante, mas o físico é essencial.

Testeira-carta-do-ceo-final

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Forgot Password

    Header Ad