Dos cafés do Japão aos bares de Nova York, a febre das impressoras que criam imagens e frases no topo de cafés, cappuccinos, cervejas e drinks transformou a israelense Ripples, a pioneira nessa categoria no mundo, em um hit no mundo das startups. Para criar imagens de alta resolução nas bebidas quentes e frias, a Ripples combina técnicas de jato de tinta e impressão 3D. O tempo para a impressão é de 10 segundos e os ingredientes usados são naturais e não afetam o sabor.
O conceito da Ripple Maker começou a ganhar forma em 2014 e foi revelado em um projeto beta com os lounges da Lufthansa First Class. O produto começou a ser vendido em 2016 e acaba de bater a marca de três milhões de impressões.
Por trás da empresa estão os designers Eyal Eliav e Danny Lavie e o executivo de tecnologia Yossi Meshulam. “Começamos a Ripples com a ideia de que uma bebida poderia servir como uma plataforma de comunicação com os clientes. A ideia é transformar uma xícara de café em uma experiência divertida e envolvente”, conta o CEO Meshulam ao Experience Club.
Depois do sucesso com o café, o trio estendeu a tecnologia para cervejas e coquetéis. O CEO conta que a Ripples lançou no mercado um meio completamente novo, no qual uma bebida age como mídia. “Chamamos isso de Beverage Top-Media (ou Bev-Top Media). Guinness, Hilton, Four Seasons, Marriot, Lavazza e Google (campus), estão na lista de usuários globais da impressora.
A novidade começa a chegar no Brasil, através de empresários e executivos que viram a impressora em viagem aos Estados Unidos e trouxeram o equipamento na bagagem. Entre os pioneiros estão a Ofner e a Perseu Coffee House. Depois dessa inovação, o café de todo o dia nunca mais será o mesmo.
NA XÍCARA
Quem: Ripples.
O quê: Impressora grava imagens personalizadas em bebidas.
Preço: US$ 2,5 mil a US$ 3mil (EUA).Origem: Israel.
Clientes: Grandes redes de hotelaria, marcas globais de bebidas, cafés e restaurantes.
Texto: Françoise Terzian
Imagem: Divulgação