Categories

Most Viewed

As 9 qualidades para se tornar CEO. Quais você tem?

A lista de competências, tarefas e desafios que é preciso reunir para quem assume o posto de nº 1 em uma organização explica porque este é um cargo para muito pouca gente. Mesmo considerando aqueles que são extremamente talentosos ou qualificados. Quando falamos de CEOs, é a combinação de fatores como capacidade, formação, inteligência e emoção que define o perfil de um bom líder.

Pesquisa “O Caminho para o Topo”, realizada pela consultoria Korn Ferry com 158 CEOs de grandes empresas no Brasil, revela que embora tenham suas diferenças, os executivos no comando das organizações têm diversos elementos em comum, confirmam impressões bem arraigadas e surpreendem o senso comum em alguns aspectos.

O conteúdo detalhado da pesquisa foi apresentado a 140 lideranças em finanças convidadas para o Fórum CFO Club, realizado em 6 e 7 de junho pelo Experience Club no Sofitel Guarujá Jequitimar.

A primeira verdade é que ainda há pouca diversidade na formação acadêmica dos líderes: 71% dos CEOs vêm da engenharia e administração. Por outro lado, mais de 80% cursou algum tipo de pós-graduação, extensão ou MBA em áreas complementares de conhecimento. No campo profissional, apenas 9% vêm da área financeira. A maioria dos executivos continua fazendo carreira em vendas ou operações.

“Contrariando a ideia de que é preciso uma carreira muito longa para se tornar CEO, 49% chegaram ao posto antes dos 40 anos”.[autor]Carlos Martins, presidente da Korn Ferry Advisory.[/autor]

Fatores externos, segundo a pesquisa, pesam bastante na virada profissional: 54% assumiram a posição de CEO durante a crise de 2014 a 2016. Apesar de o tempo de permanência no cargo continuar baixo – os entrevistados estão na posição por volta de dois anos apenas – a maioria já possui uma experiência média de 8 anos como CEO.

Curiosamente, segmentos de mercado vistos como mais inovadores, como tecnologia, não gostam muito de contratar CEOs de outras indústrias. Por sua vez, o mercado financeiro, visto como mais conservador, é o que mais aposta em gente de fora, seguido por empresas de bens de consumo e varejo.

Com base nas experiências relatadas pelos 158 executivos em entrevistas de profundidade, a pesquisa identificou uma lista das 9 principais qualidades de quem alcançou o posto de CEO. Os percentuais indicam a opinião em comum dos executivos sobre a importância de um determinada característica. Confira quais são as que mais combinam com você:

1-Cultivar a mentalidade estratégica (67%)

2-Inspirar confiança no time e stakeholders (67%)

3-Ser capaz de formar equipes eficientes (60%)

4-Conseguir atrair os melhores talentos do mercado (58%)

5-Ser resiliente e superar situações adversas sem perder o foco (55%)

6-Incitar resultados para a companhia (49%)

7-Ter visão de negócios e identificar as oportunidades no contexto (48%)

8-Saber gerenciar os stakeholders (42%)

9-Ter adaptabilidade à mudança de situações (42)

“Uma vez que você chega lá é preciso desenvolver habilidades que serão cruciais para o sucesso de qualquer CEO. A principal delas é o autoconhecimento: mapear com clareza seus pontos fortes e fracos, trazendo as melhores pessoas para compor a liderança”. Carlos Martins, presidente da Korn Ferry Advisory.

Além disso, a pesquisa apontou fatores como ouvir muito os auxiliares antes de tomar decisões, cultivar bom relacionamento com a equipe e ter coragem para dizer não. Nesse sentido, pesa muito a maneira de se interagir com todos os stakeholders. O CEO em muitas situações presta conta a múltiplos comitês e é preciso ter firmeza em posições que não agradarão a todos.

Texto: Arnaldo Comin

Imagens: Marcos Mesquita/Experience Club e Unsplash

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Header Ad