Categories

Most Viewed

2023 começou acelerado

Ricardo Natale

Desta vez, aquela máxima de que o ano só começa depois do Carnaval não está valendo. 2023 já começou e começou em ritmo bastante acelerado, com orçamentos definidos e empresas muito focadas nos seus planos para este ano, metas maiores e expectativa de crescimento sobre o ano passado.

Nas inúmeras conversas que tenho tido com empresários e CEOs de grandes empresas tenho notado esse otimismo com as perspectivas para este ano. É verdade que esse otimismo de começo de ano não é incomum. Muitas vezes o cenário parece promissor e as expectativas vão sendo ajustadas ao longo do ano.

Mas, desta vez, realmente os resultados já começam a aparecer, com negócios sendo fechados já nas primeiras semanas do ano. Além disso, percebo um nível de maturidade muito grande nas companhias, com profissionais muito preparados e prontos para entregar.

As conversas sobre política, quando ocorrem, ficam restritas a papo de corredor. Nas salas de reuniões, é foco nos negócios, sem distrações.

Essa é a minha percepção a partir das conversas, mas não só. O cenário macro também aponta para uma expectativa mais otimista de forma mais ampla. Embora os números do PIB de um modo geral sejam baixos, o mercado de trabalho está reagindo, o que sempre traz boas perspectivas para o mercado consumidor.

A necessidade de investir em inovação também mexe com as empresas e faz a roda girar. Veja o mercado de tecnologia, por exemplo. Apesar do ajuste nos aportes de capital em novas empresas do setor, o mercado comprador continua em expansão. Uma pesquisa sobre adoção de tecnologias emergentes na América Latina realizada pela Harvard Business Review Analytic Service e a NTT DATA mostra que 90% das empresas ouvidas vão aumentar seu investimento em novas tecnologias em 2023.

Esse otimismo com o início do ano também está presente no Experience Club.

Tivemos o melhor janeiro de todos os tempos, com todas as cotas de patrocínio fechadas com bastante antecedência e a certeza de que nossos planos, apesar de ambiciosos, serão cumpridos.

Temos muitos projetos para este ano e muita confiança de que 2023 será um ano excelente. Para nós e para nossos parceiros.

Como já falei por aqui, inauguramos o nosso calendário com a missão SXSW, em março, levando um grupo de cem executivos e empresários para vivenciar o maior festival de inovação do mundo, em Austin, nos Estados Unidos. Um evento absolutamente necessário para quem deseja se manter atualizado sobre as últimas tendências e quer saber para onde o mercado está indo.

2023 começou acelerado.

Testeira-carta-do-ceo-final

 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Header Ad