Ricardo Natale
Se você não esteve entre os mais de 2 mil brasileiros em Austin, na semana passada, durante o SXSW (South by Southwest), vou te dizer por que você precisa se programar para ir ao Texas de 8 a 16 de março de 2024.
A viagem já começa a valer a pena quando você chega em Austin, a capital do Texas, cidade com quase 1 milhão de habitantes, um centro com arranha-céus espelhados, uma excelente rede hoteleira e um gigantesco centro de convenções. Downtown Austin é bastante regional e, ao mesmo tempo, moderno. Grandes empresas multinacionais abriram seus escritórios por lá, como Tesla, Apple, IBM, Oracle, Meta, Intel, Deloitte, PwC, Accenture, KPMG, além das “locais” Dell, Whole Foods e Indeed. É um pedaço do Texas que mistura o comércio local e empresas que respiram inovação.
O SXSW é um festival de conteúdo com palestras, debates e ativações. Nada de formalidade, nada de programas pomposos. O dress code é calça, camiseta e tênis. Mas quando se fala em conteúdo, é muito conteúdo. Muito mesmo! Durante os dias no SXSW, você poderá assistir de 20 a 40 palestras e painéis, com os mais diversos speakers.
E não há nada que nos inspira e nos recicla mais do que ver alguns dos maiores speakers do mundo, ao vivo, bem de perto: da futurista Amy Webb ao educador e escritor Simran Jeet Singh, do “pai” dos estudos sobre cogumelos ricos em psilocibina Paul Stamets ao co-fundador da OpenAi Greg Brockman, da ativista pelos direitos civis Tara Burke ao biólogo Ph.D Charles Nichols, do futurista e autor das tendências não-óbvias Rohit Bhargava à aclamada psicoterapeuta Esther Perel, do autor e guru Deepak Chopra ao chef espanhol e ativista José Andrés, do fundador da Wired e autor Kevin Kelly ao CEO da Patagonia Ryan Gellert, do fundador do BuzzFeed Jonah Peretti ao expert em web3 Ian Beacraft, da escritora e ativista Heather McGhee à expert em workplace Amy Gallo, da super atriz Tilda Swinton à bióloga evolutiva Beth Shapiro, da cientista da NASA Knicole Colón ao expert em computação quântica Whurley, do fundador da Colossal Bem Lamm à expert em metaverso Sandy Carter, da pilota da NASA Sian Proctor ao baterista do New Order Stephen Morris.
O networking é um dos pontos altos do SXSW. Pelas ruas, pelos corredores, pelas escadas rolantes, pelo Pete’s (de duelo de pianos), pelas ativações das marcas, você reencontra amigos, se conecta com pessoas importantes e conhece pessoas do mundo todo.
Nessa edição de 2023, falei com muitos empresários e executivos brasileiros, fiz novas amizades e me conectei ainda mais com amigos antigos. Falei com CEOs, com empresários antenados, falei também com heads comerciais, mas confesso que vi bem menos CEOs do que gostaria, sendo que quase não vi CIOs e VPs de RH e acho que vi dois ou três CFOs.
E é isso que quero mudar! O SXSW é muito mais do que um festival de inovação e tendências. Trata-se de um festival de CRIATIVIDADE, no qual você vai viver intensamente dias de novas ideias, novas tendências, novos formatos e novas amizades.
Convido você a sair da sua zona de conforto e experimentar um novo festival. Deixe de lado, pelo menos por um ano, os festivais e eventos internacionais do seu setor, pense que respirar novos ares vai te levar a novos e mais criativos caminhos.
E, na sua volta, dividir com seu time e clientes os conceitos, insights, tendências e formas de enxergar o futuro que aprendeu em Austin também se torna muito valioso para os próximos passos do seu negócio.
O Experience Club e a PROS vão fazer, pelo segundo ano, a missão [EXP+PROS] para o SXSW 2024.
Caso tenha interesse de participar do nosso grupo, clique aqui e me mande um email.
Depois, não venha falar que eu não te avisei.