Ricardo Natale
Esta foi uma semana que ficará marcada pra sempre na história do Experience Club. E na minha história profissional, é claro. Depois de 18 anos de mercado, mais de 550 eventos realizados, centenas de speakers, muitos deles internacionais, estamos terminando de montar nosso próprio espaço de eventos. Durante muito tempo, não achei que fosse necessário ter um local próprio. Sempre escolhemos a dedo nossos espaços, criando cenografias únicas que os transformavam completamente e os deixavam com a cara do Experience Club.
Mas, na semana passada, no soft opening da Experience House, senti uma emoção diferente. Foi uma abertura parcial, ainda estamos finalizando o espaço, construindo junto com nossos parceiros, para oferecer sempre experiências surpreendentes. A começar pela vista, única na cidade. Quem foi na Confraria já pôde conferir de perto. E, além do nosso próprio calendário, no próximo ano abriremos a agenda para eventos do mercado.
O conteúdo desse primeiro evento na Experience House também foi especial. O tema Sustentabilidade é o mais importante do momento, impacta diretamente a vida de todos nós. Os dois speakers, o filósofo e escritor francês Luc Ferry, e Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico, Reputação e Comunicação Corporativa da Natura & Co na América Latina, falaram sobre a necessidade de se desenvolver tecnologias que permitam o crescimento das empresas e o bem-estar das pessoas sem destruir o planeta.
Luc Ferry escreveu um livro sobre isso, Ecomodernismo: As faces da ecologia política, e fez um chamamento aos líderes presentes. Disse que a maior parte dos executivos acredita no desenvolvimento sustentável, mas na prática fazem pouco. E que é preciso construir uma nova forma de produzir, que já pense na reciclagem dos materiais desde o início, para não produzir lixo.
A Natura, maior empresa do Sistema B do mundo, tem a sustentabilidade ambiental como uma prática transversal na companhia. Ana Costa contou que a busca por impacto positivo é uma obrigação de todos na empresa, e que para cada produto desenvolvido é feito o cálculo do impacto socioambiental já no início do projeto. Ela lembrou que é papel dos líderes tomarem decisões levando em conta os fatores externos e buscar ações coerentes com a causa que acreditam.
Vem aí
Estamos a pouco mais de duas semanas do Fórum CEO Brasil e a todo vapor com os preparativos para entregar o maior encontro de líderes do país, com conteúdo inovador e experiências de impacto. Palestras que vão contar cases de sucesso e servir de inspiração, em um ambiente de networking muito qualificado.
Na próxima semana eu conto mais detalhes.