Categories

Most Viewed

Digital é bom, mas nada supera o presencial

Por Ricardo Natale*.

Há quatro anos, eu perdi um patrocinador. E não foi para uma outra empresa. Perdi para o digital.

Era uma das grandes empresas do mercado, muito respeitada, que colocou como meta transformar todas as suas ações em ações digitais. Eu, que sempre prezei pela experiência em todos os nossos eventos, seja um debate, almoço ou jantar de relacionamento, fui visto como alguém que estava fora do escopo deles.

Nos últimos dois anos nós também nos tornamos mais digitais. Durante boa parte de 2020 e 2021 nossos eventos aconteciam nas telas. Em nosso dia a dia profissional, nos acostumamos a conversar pelas telas do computador, do celular, a fazer reuniões com equipes espalhadas pelo mundo, distantes pela geografia e próximos pela tecnologia.

Aqui no Experience Club, fizemos dezenas de eventos online, transformamos a nossa operação de experiências presenciais em uma produtora de eventos digitais. No fim de 2021, o Fórum CEO Brasil foi nosso primeiro presencial depois do isolamento. E neste ano temos um calendário repleto de encontros ao vivo. Já nos reabituamos a conversar tomando um café, num espaço que não é o nosso escritório virtual.

Mas o digital continua fazendo parte da nossa jornada. Também fizemos nossa aceleração digital. No ano passado criamos uma plataforma de conteúdo digital, a [EXP], e todos os nossos debates e apresentações presenciais se transformam em reports digitais enviados por e-mail aos nossos associados e patrocinadores.

E vamos lançar, nas próximas semanas, o nosso NFT Membership. Estamos montando uma comunidade com 2.000 “holders” para criar o primeiro clube de membros deste tipo no Brasil, experimentando as novas tecnologias que vão dominar o mercado em breve na web3.

Como você vê, estamos já com um pé no futuro.

Mas os relacionamentos humanos não podem ser apenas virtuais. Precisamos, e é da nossa natureza, nos relacionarmos pessoalmente, conversar olho no olho, perceber a comunicação não-verbal, compreender o que é dito e o que não é dito. Perceber. É assim que se faz a verdadeira comunicação, as trocas mais significativas.

E por falar nisso, nesta terça-feira, dia 5, temos outro encontro presencial. Nos vemos no CEO Circle, falando sobre a transformação das empresas em ecossistemas com quatro líderes de ecossistemas bastante conhecidos.

E o melhor de tudo: aquele patrocinador que perdemos há quatro anos decidiu voltar para o presencial conosco.

Testeira-carta-do-ceo-final

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Forgot Password

    Header Ad