Uma aventura de tirar o fôlego, com infraesturura de hotel cinco estrelas
Imagine um iglu, ou uma tenda. Agora imagine um hotel e coloque as duas coisas juntas. Some a isso uma paisagem de tirar o fôlego e já pode ter uma ideia do que seja hospedar-se no EcoCamp Patagonia, no Parque Natural Torres del Paine, Chile.
O hotel, inaugurado em 2001, possui quartos no formato típico das tendas do povo Kaweskar e foi um dos primeiros hotéis a ser projetado de maneira eco-friendly, com pequeno impacto ambiental e aproveitamento das energias solar e hídrica para prover suas necessidades.
O resultado é uma acomodação luxuosa, capaz de providenciar as amenidades de um hotel cinco estrelas ao mesmo tempo em que permite ao hóspede um contato inusitado com a natureza local, com trilhas a pé ou a cavalo, canoagem em lagos ouexpedições a montanhas. Ao todo, são dezenas de rotas e pacotes para o hóspede aproveitar o melhor possível a região, conhecida como uma das mais bonitas do planeta.
O hotel conta com guias bilíngues e os pacotes têm traslado, refeições e bebidas inclusos, mas recomenda-se evitar a alta estação, entre janeiro e fevereiro, por conta do grande número de turistas. Novembro e março (início do verão e outono, respectivamente) costumam oferecer as melhores possibilidades de acomodação, além de um número menor de visitantes. Mas independente da estação, não esqueça de levar bons agasalhos. A única certeza quanto ao clima, segundo os guias, é o seu dinamismo de mudanças.