Educação continuada tornou-se uma demanda presente na vida de qualquer pessoa com planos de ascensão profissional, impactando também em programas de formação oferecidos pelas empresas como atrativo para os melhores talentos. Mas é o treinamento pessoal, pura e simplesmente que fará a diferença?
Para responder a essa pergunta – tão decisiva para seu próprio propósito – a EF Education First, maior empresa de educação executiva do mundo, fez uma extensa pesquisa com 528 líderes de todo o mundo para descobrir quais são os verdadeiros atributos para quem ambiciona exercer papel de liderança em organizações que cada vez mais internacionalizadas e multiculturais. Parte dos resultados foi apresentada no Fórum RH Club, realizado pelo Experience Club em 10 e 11 de junho no Sofitel Guarujá Jequitimar.
O primeiro elemento, compreendido em níveis diferentes em culturas ocidentais ou da Ásia, é o papel das experiências na formação da liderança. Enquanto no Oeste o emocional tem mais reconhecimento, no Leste ainda é o conhecimento técnico é a maior busca por formação pelas lideranças.
“Em um mundo cada vez mais incerto e de mudanças rápidas, alguns dos aprendizados mais importantes de cada indivíduo vêm da combinação de experiências e emoção. São como carimbos no passaporte da vida”.[autor]Christhoper McCormick, vice-presidente executivo da EF Education First.[/autor]
Para entender a demanda por conhecimento destes líderes, a EF elaborou a pesquisa com base em seis perguntas para entender as reais necessidades a partir da visão passada pelos entrevistados. E você, como se coloca em cada uma dessas questões?
1-O que você sabe hoje que já deveria saber há anos?
R. Desenvolver habilidades de relacionamento. Saber se comunicar melhor, crias redes profissionais e ter a capacidade de liderar a inovação.
2-Quais são os acontecimentos na sua carreira que impactaram na sua capacidade de liderar?
R. Experiências de diversidade. Trabalhar com pessoas de culturas diferentes gera mais empatia nos relacionamentos. Ampliar a inteligência emocional para lidar com situações imprevistas.
3-O que você precisa aprender para o próximo passo na sua carreira?
R. Adquirir mais conhecimento técnico, mas desenvolver também qualidades naturais de liderança. Como obter conhecimento político e econômico mais amplo para lidar de forma mais consistente com diferentes stakeholders.
4-O que vai lhe permitir conseguir esses conhecimentos?
R. Investir em mais formação formal, aprendizado prático e programas de educação extracurricular. No Ocidente, líderes acreditam mais no aprendizado prático, no Oriente, na educação tradicional.
5-O que pode atrapalhar a sua progressão de carreira?
R. Problemas de autoconfiança, falta de conhecimento necessário para a atividade e baixo nível de inteligência emocional para lidar com situações novas.
6-O que diferencia os profissionais que estão se destacando dentro da organização?
R. Habilidade para construir relacionamentos, capacidade de desenvolvimento pessoal, alto comprometimento com a organização, ter flexibilidade para se adaptar a mudanças.
Texto: Arnaldo Comin
Imagens: Marcos Mesquita/Experience Club e Unsplash