Categories

Most Viewed

Benevides: “Ciro quer redução do teto da aposentadoria de servidores”

Eleições 2018. Assessor econômico da campanha do candidato do PDT, sugere fundos de pensão complementar para servidores em reforma da previdência

A redução do teto das aposentadorias dos servidores público será uma das medidas centrais da reforma previdenciária em caso de vitória da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. De acordo com coordenador econômico do candidato, a ideia é reduzir o teto dos benefícios e implementar fundos de previdência privada complementar para os servidores. “Na América Latina, só o Brasil, a Venezuela e a Argentina não têm previdência complementar”, destaca Benevides Fº, ex-secretário da Fazenda do Ceará e braço direito de Ciro Gomes na formulação do plano de governo para a economia.

A declaração foi dada nesta terça-feira, 07.08, em debate sobre as eleições 2018 durante a Confraria de Economia realizada pelo Experience Club em São Paulo, que contou com a presença dos chefes econômicos das campanhas de Geraldo Alckmin, Persio Arida; e de João Amoêdo, Gustavo Franco. A abertura do evento contou com palestra do ex-ministro da Fazenda do Chile, Andrés Velasco (saiba mais aqui).

Entre as medidas sugeridas pelo economista está o ajuste fiscal, com corte de 10% no custeio da máquina pública, mas revendo o critério de gastos para excluir os investimentos do cálculo. “A lei como está sendo interpretada pelo governo está penalizando s investimentos. Em 2017, o investimento público foi de 1,8%, o mais baixo da história do país”, criticou Benevides Fº. Apesar das divergências, o coordenador de campanha foi enfático em todo o debate sobre a prioridade de um futuro governo do PDT com a responsabilidade fiscal.

Outro ponto apontado como prioritário é a reforma tributária. “Precisamos criar um modelo tributário mais justo e que tenha um custo de compliance menor para empresas, que precisam de uma quantidade enorme de advogados e administradores para dar conta da complexidade que é o nosso sistema atual”. Veja como foi o debate e mais propostas aqui.

Texto: Arnaldo Comin

Foto: Marcos Mesquita/Experience Club 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*

    Header Ad